ORIGEM

 Porcelana (do Italiano porcellana ) é uma variedade de cerâmica dura e resistente, branca, as vezes translúcida, que é preparada a partir de uma mistura triaxial de caulim, feldspato e quartzo.

Todas as evidências apontam para o surgimento da porcelana na China da época “Teng” que teve na época “Song” a sua mais refinada produção com o afinamento da massa, elegância de formas e introdução de novos vernizes, culminando, na época “Ming” com expansão e desenvolvimento até o século XIX.

De lá se difundindo, por volta do século XVI, a porcelana obteve grande desenvolvimento na Coréia e no Japão de onde foi abundantemente importada sendo reconhecida pelo nome do porto de Imari que escoava a produção da zona de Arita e Kutani.

Desde o século XVI, graças às importações pelas Companhias das Indias, a produção européia se limitou a copiar toscamente a porcelana oriental, como a produção de Florença, até quando, no fim do século XVII, iniciou-se a produção francesa em Rouen e Saint-Cloud que acarretou em 1725 na manufatura Chantily e em 1738 na manufatura Vincennes depois transformada em manufatura real em Sévres.

Desde aí, as técnicas se aprimoram na Inglaterra,Espanha e especialmente Alemanha, e, com a prospecção e seleção de novas jazidas de caulim, no final do século XVIII chegava à equiparar-se à qualidade da produção oriental.

Conta-se que Luís XVI, o último monarca da França, fiel ao hábito de seus predecessores, sempre presenteava os dignatários de outros países com porcelanas de Sévres e tapeçarias de Gobelin que no fundo se constituia em propaganda da excelência destes produtos.

Fonte: Wikipedia

8 Respostas to “História da Porcelana”

  1. Neide Simoni Carvalho Says:

    Olá Kel, tomara que eu esteja certa com seu nome.
    Moro em Goiania Goias, tenho uma pequena empresa de fabricaçao de fotos em porcelana(foto tumulo).
    Estou precisando de pingentes, ja os tenho em porcelana, medidas 2×2, 2×3, etc… mas nunca tive contato com ninguem fizesse os mesmos com as moldurinhas, argolas, não sei o nome usado.
    Pesquisando no google, vi os seus e as moldurinhas que voce usa me servem, não sei se voce venderia ou me pasaria onde compra-las, de qualquer forma qualquer ajuda me sera de grande valia e ficarei muito agradecida a voce.
    Meu nome Neide, meu telefone 62.35583000
    meu email. eskemaimagens@hotmail.com
    Aguardo seu retorno.
    muito agradecida,
    Neide Simoni

  2. Sílvia Says:

    Eu já adquiri pingentes de porcelana comprando de vc, adorei suas peças, gostaria de saber quanto custa os pares de brincos em porcelana….Sílvia Itapetininga SP

  3. jaderson Says:

    gostaria muito de receber no meu Email algumas amostra de seus trabalhos para que eu os conheca melhor, pois estou enteressado.

  4. rebeca Says:

    Olá,
    Gostaria de saber como eu poderia entrar em contato com voce.


  5. ola estou fazendo trabalho de historia sobre a porcelana e adorei saber oque ela é gostei muito se tivesse nota daria 10.


  6. ola
    gostei muito de saber o que é PORCELANA esse texto é muito interessante, estava procurando esse tipo de historia
    a nota do texto e um 10,

  7. Álvaro Says:

    olá porcelana hum muito interessante as dicas me ajudaram na escola:, gostei

  8. angelica Says:

    gostaria de saber o n do tel de vcs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.